Assessoria de imprensa para moda

assessoria de imprensa para moda, sem dúvida, é um dos serviços importante para as marcas que querem se destacar no mercado. Depois de criar o conceito, fazer a modelagem, produzir as peça, chega o momento de fazer o trabalho ganhar escala por meio de um planejamento estratégico de comunicação.

Neste artigo, vamos apontar alguns caminhos para você alcançar o público alvo e atinja os objetivos da divulgação.

Em qualquer estratégia de marketing, a comunicação é uma etapa fundamental. Mas é importante, em especial, quando se trata do universo da moda. Inclusive, diversos especialistas garantem que o processo criativo da moda só concretiza com a comunicação visual por meio de fotografia.

Só a partir daí, uma coleção ganha, de fato, escala no mundo. Contudo, se você quiser saber mais e entender como a moda constrói significado, leia esses três livros:

  • 1) Glamour, de Diana Vreeland;
  • 2) O Império do Efêmero, de Gilles Lipovetsky;
  • 3) O Sistema da Moda, de Roland Barthes. Esse último é mais “pesadinho” de ler, bastante focado em semiótica, mas vale a pena.

 

 

 

Com certeza, a comunicação para o sucesso de uma marca é tão importante. Por isso, nada mais natural que as empresas busquem profissionais devidamente capacitados. Atuar no competitivo mundo dos veículos jornalísticos segmentados que cobre todos os aspectos da moda é difícil. Mas o que seria, de fato, um profissional capacitado para fazer assessoria de imprensa para moda?

 

 

O que faz um assessor de imprensa especializado em moda?

De modo geral, todo assessor de imprensa tem dois papeis fundamentais:

1) Criar relacionamento com jornalistas;

2) coletar as informações da empresa cliente, produzir um material em formato jornalístico, de acordo com a estratégia do cliente.

Com tudo pronto, em seguida, o desafio é fazer com que todo o conteúdo chegue nas mãos dos jornalistas corretos. Além de acertar e no tempo exato para ser publicado no jornal, revista, portal, blog. Naturalmente, para isso, o assessor precisa ter um mailing de imprensa sempre atualizado.

Ok. Este é o trabalho básico de qualquer assessor de imprensa. No entanto, quando falamos em “profissional especializado”, a questão fica mais complexa. Nesses casos, o assessor precisa conhecer muito bem os perfis editorais. Bem como a linguagem de cada veículo que cobre moda. As datas de fechamento das edições também são importante.

Ah, blz. Mas é “só isso”? Então… não! A cobertura de moda costuma ser realizada por jornalistas especializados do tema. E, na maior parte dos casos, em veículos segmentados. Isso significa que é muito difícil conquistar espaço editorial nessas publicações.

É por isso que para trabalhar nessa área, o assessor de imprensa precisa conhecer bem a indústria da moda e o seu poder de influência social.

Por fim, conhecer as tendências, acompanhar os temas que estão em alta nos veículos nacionais e internacionais. E, sobretudo, gostar de verdade da área.

 

Assessor de imprensa para moda analisando produtos. Crédito: Divulgação
Assessor de imprensa para moda analisando produtos. Crédito: Divulgação

 

Relacionamento com blogueiros e influencers

Desde já, é importante esclarecer que as fronteiras entre as mídias online e offline se tornam cada vez menos distintas. Além disso, ter plena consciência disso é fundamental.

Se prestarmos atenção no fato de que, no mundo da moda, o jornalista tradicional costuma também ser um influencer. Do mesmo modo, o movimento oposto também é possível. Ou Seja, um influencer pode muito bem atuar como jornalista e/ou ser colunista em publicação importante de moda.

Além disso, para o horror de muitos veículos tradicionais, existe sim digital influencer e blogueiros. E podem ter mais leitores/seguidores que revistas impressas. Além de fortíssimo engajamento.

Em outras palavras, os influencers podem ter muita credibilidade com o público. Afinal, é isso que faz com que os seguidores consumam as marcas sugerida. Nesse sentido, a função do assessor de imprensa é conhecer os influencers e blogueiros. Conversar com eles e fazer com que tenham experiência com a marca do cliente.

Mas como fazer isso? Bom, vamos ver algumas ações interessantes.

 

Encontros de relacionamento são comuns na assessoria de imprensa para moda

Os encontros de relacionamento com jornalistas, influencers ou blogueiros são ações já tradicionais de assessoria de imprensa para moda. A tática continua muito eficiente. Ela estreita relacionamento entre assessores e comunicadores. Além de aproximar os comunicadores e os clientes, que são as fontes de informação.

Talzes, você se pergunte o que fato seria um encontro de relacionamento. Pois bem, pode ser qualquer encontro agradável que promova para com jornalistas. Pode ser uma visita na sua empresa, seguida de um café da manhã, um almoço, um happy hour ou um jantar. Dessa forma, o comunicador pode conhecer o produto do cliente, o clima da empresa e o próprio cliente em si.

Como resultado, esse tipo de relacionamento, pode até não se converter em matéria imediata. Mas, com certeza, o cliente ficará gravado na memória do jornalista e a marca poderá ser citada em matérias futuras. Relacionamento demanda investimento de tempo e recurso. Mas o resultado é sempre muito produtivo.


Os desfiles são ótimos lugares fazer relacionamento om jornalistas, influencers e blogueiros

 

Press kit: experiência com a marca

O Press kit é uma forma de apresentar o produto, a marca e fornecer informações para os jornalistas. No caso da assessoria de imprensa para moda, junto com o kit também se fornece para os jornalistas um banco de imagens. As fotos dos produtos, o ensaio realizado com os looks da temporada e retratos das fontes de informação.

No caso de lançamento de uma nova coleção, é possível enviar amostras dos tecidos utilizados. Mas, vale lembrar, só envie os tecidos se eles forem um diferencial do seu produto e agregue valor à marca. Prepare todos os itens do press kit estrategicamente para produzir um efeito comunicacional em quem recebe.

Vejamos algumas ocasiões em que a utilização de press kit é uma boa opção:

  • Lançamento de produtos.
  • Lançamento de produtos.
  • Participação em eventos, desfiles – normalmente pode inclusive deixar alguns press kits disponíveis na sala de imprensa.
  • Oferecer aos jornalistas durante coletivas de imprensa.
  • Enviar para jornalistas estratégicos nas redações para que conheçam a marca.

Mas essas são apenas algumas possibilidades. Além delas, existem diversas outras formas criativas e elegantes de utilizar o press kit.

 

Empréstimo de produtos: contato direto com a marca

O universo da moda vai muito além de roupas. Na verdade, essa indústria bilionária conta também com cosméticos, perfumes, maquiagens e acessórios. Neste último caso, é especialmente interessante enviar para os jornalistas testarem e fazerem reviews em texto ou vídeo, etc.

Além disso, as marcas podem emprestar seus produtos para editorias de moda, produções fotográficas. Nesse sentido, essa ação acaba sendo muito vantajosa tanto para os veículos, que reduzem custos de produção, quanto para os clientes que conseguem expor seus produtos e marca para potenciais clientes.

 

Produção fotográfica: não existe moda sem fotografia

Crédito: Wagner Ribeiro
Crédito: Wagner Ribeiro

 

A moda é um segmento em que o apelo visual, ou seja, a fotografia, o design gráfico, vão vitais. Isso em todas as etapas do planejamento estratégico de comunicação. Nesse ponto, assessores de imprensa experientes podem ajudar a pensar conceitos e produzir imagens ricas de significado.

Uma fotografia não é apenas uma fotografia. É uma das formas mais rápidas e eficientes de comunicação que temos até hoje. Portanto, não importa se são fotos de moda, beleza ou produtos. Ainda mais, elas precisam ser construídas para comunicar um conceito, uma ideia, os valores da marca. É aí que o assessor de imprensa entra em cena: na construção da narrativa fotográfica.

Sem medo de errar, podemos dizer que a harmonia de significados entre textos, fotos e posicionamentos da marca são fundamentais. Isso construirá o diferencial da sua empresa no competitivo mundo da moda. E, lembre-se, diferencial aqui significa sucesso e perenidade.

Por fim, essas são apenas algumas dicas de como a assessoria de imprensa para moda pode contribuir para divulgação das marcas. Para mais informações, entre em contato com a gente. Vamos bater um papo e veremos qual o melhor caminho para te ajudar. Para saber mais sobre as soluções que a WR Comunicação tem para ajudar o seu negócio, clique aqui.

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