Assessoria de imprensa para gastronomia: a arte de comunicar o prazer de comer

Chef de cozinha preparando um prato
Chef de cozinha preparando um prato

Em um mercado extremamente complexo e competitivo, a assessoria de imprensa para gastronomia tem o objetivo de destacar na mídia restaurantes, bares, hamburguerias, rotisserias etc. Especialmente nas grandes metrópoles, se tornar uma marca gastronômica relevante é uma tarefa bastante árdua.

Ganhar destaque na mídia de gastronomia é difícil porque a concorrência é acirrada e diversificada. São Paulo, por exemplo, foi eleita a Capital Mundial da Gastronomia por reunir diversos restaurantes com a comida típica de 43 países. Ou seja, opções não faltam e isso torna a disputa por espaço nos veículos de comunicação bastante competitiva também.

Muitas vezes, o estabelecimento tem uma comida maravilhosa, um serviço nota 10, um ambiente nota 1000, mas não sabe muito bem como comunicar esses diferenciais. É aí que a assessoria de imprensa para gastronomia pode ser uma boa estratégia. O assessor de imprensa especializado sabe como reunir todos esses ingredientes narrativos, construir uma boa pauta e “vender” a história para os jornalistas.

Ao longo da história, o ato de comer, ou a comensalidade, foi consolidando como um dos componentes mais poderosos de construção da cultura e, portanto, da identidade de povos e até mesmo de grupos específicos, como uma família. E não é para menos. Comer envolve uma série de rituais, mitos, constrói e evoca memórias que vamos construindo ao longo da vida.

Trata-se de uma experiência que começa antes mesmo de a pessoa sair de casa. No fim desse artigo, tem uma dica muito legal de livro para você entender direitinho “a comida como cultura”. Mas, por enquanto, vamos entender melhor o papel da assessoria de imprensa especializada em gastronomia.

 

O que faz um assessor de imprensa especializado em gastronomia?

De modo geral, todo assessor de imprensa tem dois papeis fundamentais. 1) Criar relacionamento com jornalistas; 2) coletar as informações do cliente, produzir um material em formato jornalístico, de acordo com a estratégia da empresa.

Primeiro, escrevemos os textos, selecionamos as fotos, preparamos o mailing list. A partir daí, o desafio é fazer com que todo o conteúdo chegue nas mãos dos jornalistas no tempo exato para ser publicado no jornal, revista, portal, blog.

Ok. Este é o trabalho básico de qualquer assessor de imprensa. No entanto, quando falamos em “profissional especializado”, a questão fica mais complexa. O assessor precisa conhecer muito bem os perfis editorais, a linguagem de cada veículo que cobre gastronomia, datas de fechamento das edições etc.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

 

Ah, blz. Mas é “só isso”? Então… não! A cobertura de gastronomia costuma ser realizada por jornalistas especializados no tema. E, na maior parte dos casos, em veículos segmentados. Isso significa que é muito difícil conquistar espaço editorial nessas publicações. É por isso que para trabalhar nessa área, o assessor de imprensa precisa conhecer muito bem o mundo da gastronomia. Isso inclui, sobretudo, gostar de comida, entender o trabalho do chef e até mesmo todo o ritual de experiência do ato de comer. É impossível entender de gastronomia, comunicar o prazer de comer sem ser um apaixonado por esse universo.

 

 

Relacionamento com blogueiros e influencers

As fronteiras entre as mídias online e offline se tornam cada vez menos distintas. Ter plena consciência disso é importante para prestarmos atenção no fato de que o jornalista tradicional costuma também ser um influencer. O movimento oposto também é possível: um influencer pode muito bem atuar como jornalista e/ou ser colunista em publicação importante.

Além disso, para o horror de muitos veículos tradicionais, existe sim digital influencer e blogueiros que possuem uma quantidade de leitores/seguidores superior ao de muitas revistas impressas. Outro fator importante é que esses comunicadores possuem fortíssimo engajamento.

Fora isso, os influencers podem ter muita credibilidade com o público. É exatamente isso que faz com que os seguidores consumam uma marca sugerida por eles. Nesse caso, a função do assessor de imprensa é justamente conhecer os influencers e blogueiros, conversar com eles e fazer com que tenham experiência com a marca do cliente. Aqui na WR ComCorp, chamamos isso de “mediação especializada”.   Mas como fazer isso? Bom, vamos ver algumas ações interessantes.

 

 

Encontros de relacionamento são comuns na assessoria de imprensa para gastronomia

Os encontros de relacionamento com jornalistas, influencers ou blogueiros são ações já tradicionais no leque de ferramentas dos assessores de imprensa para gastronomia. A tática continua muito eficiente para estreitar relacionamento entre assessores e comunicadores e até mesmo entre comunicadores e os clientes, que são as fontes de informação.

Talvez, você se pergunte o que de fato seria um encontro de relacionamento. Pois bem, pode ser qualquer encontro agradável que se possa promover com jornalistas. Uma visita à empresa, seguida de um café da manhã, um almoço, um happy hour ou até mesmo um jantar. Proporcionar experiências é sempre o caminho mais eficiente para obter sucesso.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

 

Vale destacar que esse tipo de relacionamento pode até não se converter em matéria imediata. Mas, com certeza, o cliente ficará gravado na memória do jornalista e a marca poderá ser citada em matérias futuras. Relacionamento demanda investimento de tempo e de recursos. Mas o resultado é sempre muito produtivo para ambos os lados. Há casos, inclusive, que a gastronomia pode estar relacionada com atividades e/ou empresas de turismo. Nesse caso, uma atividade complementa a outra para intensificar a experiência.

 

 

Press kit: experiência com a marca

O Press kit é uma forma de apresentar o produto, a marca, fornecer informações para os jornalistas. No caso da assessoria de imprensa para gastronomia, junto com o kit também se pode fornecer para os jornalistas um banco de imagens, fotos dos produtos, retratos das fontes de informação.

No caso de lançamento de um novo cardápio, é possível enviar, inclusive, comidinhas e bebidinhas. Entretanto, isso deve ser realizado com todo o cuidado para que o produto chegue em perfeitas condições. Imagine o desastre que pode ser enviar uma refeição para um jornalista e o prato chegar, frio, feio, etc.

Importante dizer ainda que todos os itens do press kit devem ser pensados estrategicamente para produzir um efeito comunicacional em quem recebe.   Vejamos algumas ocasiões em que o envio de press kit é uma boa opção:

  • Lançamento de cardápios
  • Troca de louças de restaurante
  • Inovações no serviço
  • Anunciar novos espaços, filiais ou franquias
  • Participação em eventos gastronômicos – normalmente é possível deixar alguns press kits disponíveis na sala de imprensa
  • Oferecer aos jornalistas durante coletivas de imprensa
  • Enviar o press kit diretamente para as redações, mas verifique antes se o veículo permite esse tipo ação. Há casos em que o veículo proíbe que jornalistas recebam objetos de quaisquer tipos

Essas são apenas algumas possibilidades. Existem diversas outras formas criativas e elegantes de utilizar o press kit. Tudo vai depender das características da sua empresa e do produto.

 

 

Produção fotográfica: não existe assessoria de imprensa para gastronomia sem fotografias excelentes

Credito: Wagner Ribeiro
Credito: Wagner Ribeiro

 

A gastronomia é um segmento cujo apelo visual, ou seja, a fotografia, o design gráfico, são fundamentais em todas as etapas do planejamento estratégico de comunicação. Também nesta etapa, assessores de imprensa experientes podem ajudar a pensar conceitos e produzir imagens ricas de significado.

Uma fotografia não é apenas uma fotografia: é uma das formas mais rápidas e eficientes de comunicação que temos até hoje. Portanto, elas precisam ser construídas para comunicar um conceito, uma ideia, os valores da marca, os diferenciais do prato.

 

A fotografia de gastronomia tem o objetivo de conquistar os olhos para seduzir o estômago e, por fim, despertar o desejo de comer!

 

Sem medo de errar, podemos dizer que a harmonia de significados entre textos, fotos e posicionamentos dos representantes da marca construirão o diferencial da sua marca no mercado competitivo que vivemos.

E, lembre-se, uma marca sólida significa sucesso e perenidade! Bem, essas são apenas algumas dicas de como a assessoria de imprensa para gastronomia pode contribuir para o fortalecimento de marcas. Mas, antes de terminarmos, vamos à dica de leitura que prometemos no começo desse artigo.

 

 

Livro: Comida como Cultura

O profissional que trabalha com gastronomia, seja um chef, seja um assessor de imprensa especializado, precisa compreender o funcionamento da comida como cultura. Só assim poderá estabelecer uma conexão eficiente com o público e oferecer uma verdadeira experiência gastronômica.

Isso é tão importante que trouxemos uma super dica de leitura para vocês. Trata-se do livro “Comida como Cultura”, do historiador Massimo Montanari. A obra está dividida em quatro capítulos:

  1. Fabricar a própria comida
  2. A invenção da cozinha
  3. O prazer (e o dever) da escolha
  4. Comida, linguagem, identidade

Sem dúvida, esse livro vai expandir a sua compreensão a respeito da importância do ato de comer e, mais ainda, o quanto a comida determina a forma como nos comportamos em sociedade. Dominar esses conhecimentos, com certeza, nos faz profissionais melhores.

Bom, por hoje, ficamos por aqui. Para mais informações sobre assessoria de imprensa especializada em gastronomia, entre em contato com a gente. Vamos bater um papo e veremos qual o melhor caminho para que sua empresa se destaque e alcance o sucesso neste mercado tão deliciosamente competitivo.

Um abração!

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Coquetel Criativo
Tags: assessoria de imprensa, Assessoria de imprensa para gastronomia, gastronomia

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