Você conhece a importância da assessoria de imprensa para SEO? O sonho de toda organização é estar na primeira página do Google. A tarefa é difícil, pode acreditar. Mas saiba que um dos segredos está no trabalho de assessoria de imprensa. Neste artigo, você vai conhecer dicas de como a publicação de matérias na imprensa melhorar o tráfego do seu site.
Para que o casamento entre assessoria de imprensa e SEO seja prospero, é fundamental conhecermos quais as funções de cada um. Só assim poderemos trabalhar as duas ferramentas de forma integrada e alcançar os resultados esperados. Seja como for, vale lembrar que as tendências mundiais apontam que a comunicação integrada é o caminho mais fácil para o sucesso.
Assessoria de imprensa e SEO: Qual o papel de cada um
A assessoria de imprensa estabelece relacionamento com jornalistas, blogueiros, influencers e entrega informações importantes da sua empresa. Na medida em que matérias são publicadas citando sua organização, o público, cliente ou não, tem contato com a sua marca. O SEO, por sua vez, é responsável por garantir que a sua empresa seja mostrada para pessoas que já estão em busca de um determinado produto ou serviço.
Se pensarmos de forma simplificada, a assessoria de imprensa é capaz de apresentar a sua empresa para um público massificado. Já o SEO é responsável por colocar a sua organização em contato direto com pessoas que já estão procurando por ela no Google.
Embora pareçam estratégias muito diferentes, a verdade é que ambas podem se ajudar de forma muito produtiva. Inclusive, há diversas técnicas de SEO que podem ser aplicadas no serviço de assessoria de imprensa. Algumas delas são: estrutura do texto, uso de palavras-chave, heading tags, link building, otimização de imagens. Vamos explorar todos os detalhes nesse artigo que, com certeza, vai te ajudar bastante.
A estrutura moderna do texto de um press-release
Na sociedade moderna, o trabalho dos profissionais de comunicação só será eficiente se forem consideradas as exigências do mundo digital. No caso da assessoria de imprensa o SEO deve ser pensando em todas as etapas de produção do material para os jornalistas. Em outras palavras, o press-release está dentro dessas necessidades.
Para quem não está familiarizado com o jargão, press-release é um texto informativo, produzido em formato de matéria jornalística e enviado para os repórteres dos veículos de comunicação. Hoje, a maior parte dos jornais e revistas da mídia tradicional também possui sites, portais e mídias digitais. Isso significa que o conteúdo precisa estar adequado para as plataformas na WEB.
Se o texto pode ir (e normalmente vai) para a internet, temos uma ótima oportunidade para obter melhorias no tráfego orgânico dos nossos sites. Além de escolher as palavras-chave, pense na estratégia de link building e desenvolva uma estrutura de texto adequada.
Dicas de como escrever um bom press-release para SEO
As dicas mais gerais de estrutura de um press-release para quem pretende fazer assessoria de imprensa para SEO são:
- Seja objetivo dos títulos e utilize a palavra-chave
- As frases devem ser curtas e diretas
- Os parágrafos não devem ultrapassar 10 linhas
- Use intertítulos a cada quatro ou cinco parágrafos
- O tamanho do texto deve ser o suficiente para tratar do assunto com profundidade, mas sem enrolação
- Escreva de forma simples, sem rebuscamentos desnecessários: prender a atenção do leitor e a sua tarefa
Assessoria de imprensa focada em SEO pensa em Link Building
Link Building é uma estratégia fundamental, um pilar mesmo, e pode ganhar muita força quando se pensa em assessoria de imprensa para SEO. Trata-se de construir uma rede de links internos e externos para demonstrar ao Google a autoridade e relevâncias das páginas e do conteúdo que você produz.
Existe, naturalmente outras estratégias, mas vamos falar de duas delas: links externos e produção de conteúdo de guest post. No primeiro caso, muitas vezes, quando o jornalista publica uma matéria, ele pode também colocar o link da sua empresa, direcionando o leitor para o site. De certa forma, o jornalista está dividindo a autoridade do site do veículo com o site da sua empresa.
Já no segundo caso, o Guest Post, nosso preferido, significa produzir artigos e demais conteúdos para sites que já possuem autoridade e relevância. Nesse sentido, a assessoria de imprensa pode escrever esses conteúdos para o cliente como ghost writer. Ao ser publicado, na assinatura do conteúdo vai o link direcionando para o site da sua empresa.
Com essas duas estratégias trabalhosas, mas simples, é possível melhorar muito o ranqueamento nos motores de busca e aumentar consideravelmente o tráfego orgânico do seu site.
Dicas de otimização das fotos na assessoria de imprensa para SEO
É muito importante chamar atenção para a otimização das fotografias. Imagens são elementos fundamentais de qualquer trabalho de assessoria de imprensa, quando envolve SEO não é diferente. O objetivo é exatamente o mesmo: ajudar o Google a identificar a fotografia e disponibilizar para quem realiza buscas na internet.
Quando se trata de SEO para fotografia, existem dois cenários possíveis: 1) a otimização de imagens que serão usadas no site; 2) a otimização prévia de imagens que serão enviadas para os jornalistas pela assessoria de imprensa. O que nos interessa nesse momento é só o último caso.
Antes de enviar fotografias para a imprensa é fundamental renomear. Essa é uma forma de indicar para o Google qual é o conteúdo da imagem. Sabe aqueles nomes que a própria câmera fotografia coloca nos arquivos, algo como CR20003? Então, eles não adiantam nada.
O ideal é renomear as fotografias com uma descrição da imagem e, se possível, com a palavra-chave utilizada no texto. Outro fator importante: as palavras devem ser separadas por hífen e não por espaço. No caso da fotografia abaixo, de um dos nossos clientes de assessoria de imprensa para turismo, o arquivo pode ser renomeado para crianca-no-toboagua-do-brotas-eco-hotel-fazenda-em-brotas-sp.
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Até a próxima!